Bem Vindos!!!


Vou (vamos) esmiuçar os conceitos, paradigmas e ideias sobre o desenvolvimento do comportamento Humano, desde a concepção da vida até ao último suspiro.


- Como se desenvolve a adquisição do Conhecimento?

- Quem nós fornece a sabedoria?

- Quando possuiremos TODO o conhecimento necessário a fim de poder exercer a nossa cidadania plena?



sábado, 27 de março de 2010

Desenvolvimento Humano.Influência do meio e da hereditariedade. Teorias explicativas do desenvolvimento humano.(resumo)

a)- Qualquer indivíduo, ao longo da sua vida, sofre mudanças físicas, mentais e comportamentais. Essas mudanças ou desenvolvimentos, são feitos em estádios de diferenciação (estruturas com características próprias, ordenadas mais não estanques e adaptáveis a cada indivíduo). Existem várias teorias sobre o Desenvolvimento Humano e em todas se utilizam, o conceito de estádios (embora com outros nomes)
É a Psicologia do Desenvolvimento que mais estuda o Desenvolvimento Humano. Estuda todos os ciclos de vida no que diz respeito às evoluções psicológicas e biológicas e às relações entre indivíduo e meio A questão primordial do Desenvolvimento humano, é determinar, quais os factores (meio ambiente ou hereditariedade) que mais influenciam no desenvolvimento. Numa primeira abordagem (Arnold Gesell, abordagem Maturacionista, Nature), as características do Ser Humano, apenas dependem do seu código genético (inato, herança). Posteriormente (John Locke), determinou-se que seriam os factores do meio e a aprendizagem (Nurture, adquiridos), responsáveis pelo desenvolvimento.
Actualmente defende-se, que o indivíduo é uma unidade biopsicosocial, e que a sua evolução é influenciada por factores quer inatos (genética) quer adquiridos (cultura, maturacionais, ambientais e aprendizagem) que interagem entre si para estruturarem o ser humano.
As Teorias explicativas do desenvolvimento humano são:-Psicanalistas: Segundo, Sigmund Freud, o desenvolvimento humano, é devido ao desenvolvimento da sexualidade através de 5 estádios (desde o nascimento até à puberdade, nos quais a zona erógena assume um papel principal). Em cada estádio, existem pulsões sexuais, que induzem determinados comportamentos e afectos. O desenvolvimento teria pois uma natureza Libidinal. Segundo Erickson, existem 8 estádios de desenvolvimento (nascimento até á morte, e ordenados por idades), influenciados por factores biológicos, individuais e sociais. Cada idade corresponde uma crise, onde o sujeito escolhe o caminho a tomar (de uma forma equilibrada), utilizando a experiência em crises anteriores. -Behaviorismo: tem a ver com o comportamento observável: clássico( Ivan Pavlov) quando o comportamento (ou aprendizagem) perante o mesmo estímulo, é semelhante pois foi aprendido em situações anteriores; ou operante(Frederic Skinner) quando a resposta ao estímulo depender das consequências que se obtiveram anteriormente. John Locke, defendia que os seres humanos nasciam como “tábua rasas”, vazios, e que depois o meio ambiente lhes fornecia pensamentos, sentimentos e comportamento -Cognitivismo: Segundo Piaget, é o próprio indivíduo, com a sua carga genética, interage com o meio construindo o seu próprio conhecimento e realidade (construtivismo) É a estrutura da evolução do conhecimento (assimilação, acomodação, adaptação e a equilibração) que traça o esquema mental que processa a informação e que evolui a medida que o sujeito se desenvolve. Segundo Vigotsky , o desenvolvimento ocorre em 2 planos, primeiro no plano social(entre sujeitos) e depois no plano psicológico (inerente ao indivíduo). Surge o conceito de Zona de proximidade- Humanismo: Defende que as pessoas tomam decisões autónomas, pois são autónomas e espontâneas. Acreditam no potencial Humano e na necessidade inata de auto-actualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vamos colaborar!!!