Bem Vindos!!!


Vou (vamos) esmiuçar os conceitos, paradigmas e ideias sobre o desenvolvimento do comportamento Humano, desde a concepção da vida até ao último suspiro.


- Como se desenvolve a adquisição do Conhecimento?

- Quem nós fornece a sabedoria?

- Quando possuiremos TODO o conhecimento necessário a fim de poder exercer a nossa cidadania plena?



quarta-feira, 10 de março de 2010

A minha experiência, enquanto estudante, ao longo da minha vida

Depois de um interregno de 20 anos, eis que volto a estudar. Nessa altura, a minha postura face à aprendizagem era a apreender tudo aquilo que era transmitido pelos meus professores. Aprendia, sobretudo, pela transmissão de conhecimentos, o professor comunica uma aprendizagem, eu recebia a mensagem e consoante o feedback (que era "medido" pelas fichas de avaliação) sentia-me (ou não) realizada naquela disciplina. Hoje em dia, concebo o processo de aprendizagem, não somente como transmissão de conhecimentos, mais também como ponto fundamental para poder ser um cidadão de pleno direito, aprendo, aplico e transmito os conhecimentos, e isso ajuda-me a adaptar-me ao meio que me envolve. Habitualmente, organizo o meu estudo, tendo em conta os objectivos que tenho de alcançar (são a minha "meta"). Todas as aprendizagens, directa ou indirectamente, são avaliadas. É a avaliação que traduz o grau de penetração das aprendizagens efectuadas. Aquele que é avaliado, é o actor principal no percurso educativo. Este actor principal tem de ser curioso, participativo, receptivo e empenhado para assim absorver os conhecimentos que giram à sua volta sob as formas mais variadas. O papel do professor é fundamental. Ele terá de possuir "armas" para "interpretar" os seus alunos. Tem de ser flexível, adaptativo, dinâmico, acessível e sobretudo, ter a capacidade de incentivar à aprendizagem. Para que estes pontos estejam sempre presentes, é indispensável que o professor tenha em atenção às evoluções que existem ao longo do tempo (desenvolvimento tecnológico, diversidade cultural, escola inclusiva).Um professor possui a difícil tarefa de formar os Homens do Futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vamos colaborar!!!